Notícia

#SafeNet – Divulgação de 9 meses de monitorização

O projeto europeu #SafeNet, do qual a ILGA Portugal faz parte, pretende analisar o que as redes sociais consideram discurso de ódio e se esse conteúdo é ou não removido.

No documento abaixo, podes consultar a quarta apresentação de dados do projeto, que mostram os dados cumulativos de nove meses de monitorização. 

Nestes nove meses de monitorização, fizemos 260 denúncias, e focámos as denúncias de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 nas plataformas que parecem oferecer mais espaço para o crescimento do discurso de ódio: o X e o Instagram. Como podes verificar nas imagens, o tempo de resposta às denúncias é elevado, ultrapassando as 24 horas de espera na maior parte dos casos. A taxa de remoção é também bastante baixa, evidência de algo que se tem vindo a discutir há bastante tempo: as políticas de comunidade de ambas as redes sociais são demasiado permissivas e a capacidade de análise é reduzida. Relativamente à motivação do discurso, vemos que mantém as mesmas tendência do relatório anterior, com uma subida do motivo “Anti-LGBTI”. Estes dois meses representaram um período conturbado na política e sociedade portuguesas, com o início da campanha eleitoral das eleições legislativas, o veto da legislação LGBTI+ e uma onda de protestos nas ruas por variadas questões de Direitos Fundamentais. 

Nos próximos meses iremos partilhar mais dados como estes e contribuir para perceber como tornar os espaços online mais seguros. 

Acompanha e segue os próximos passos!