![mes-da-visibilidade-trans-grit](https://ilga.proalojamento.com/files/uploads/2021/03/MES-DA-VISIBILIDADE-TRANS_ig-fb.png)
Sabemos quem somos. Esta é a derradeira experiência de ser uma pessoa trans, não-binária ou de género diverso – saber-se quem se é.
A prática diária afasta-nos desta realidade. Entre dúvidas, dificuldades e processos internos, muitas vezes crescemos numa sociedade que nos afasta do nosso eu, que nos despeja desse mesmo sentido de ser.
Aprendemos a viver no silêncio da nossa realidade, a viver num desejo permanente de existir.
Numa sociedade tão apagada de referenciais que nos guiem, a visibilidade torna-se essencial para o nosso próprio entendimento e desenvolvimento. A existência e a partilha de experiências e vivências que nos estão próximas é a ponte entre o nosso viver e o viver em sociedade.
É na visibilidade que, também, podemos encontrar uma realidade mais profunda, mais palpável e mais perto de nós. A visibilidade é um ponto central no crescimento saudável de uma identidade, deste o sentido de comunidade ao sentido de pertença.
Atualmente, divisões políticas e ideológicas permitiram o crescimento de vozes que incentivam e perpetuam o discurso de ódio, que querem ver os nossos direitos negados, que nos querem ver num processo dilutivo numa sociedade que nos ameaça, agride, nos patologiza e nos silencia a todo o momento. Apagando-nos da história.
Aqui e em muitos países esta realidade está próxima e é uma ameaça que temos de enfrentar. Uma ameaça que não deveríamos confrontar sós, mas com a força das pessoas aliadas, daquelas pessoas que estão ao nosso lado.
É responsabilidade de todas as pessoas fazê-lo.
É neste momento concreto da história que nos devemos unir e fazer valer a nossa voz. Não queremos mais apagamentos, mais silenciamentos, mais lutas vazias de significado.
Queremos respostas concretas, queremos as nossas identidades respeitadas, visíveis. Pois é na visibilidade que devemos existir, é a visibilidade que também a sociedade nos deve.
É o direito a viver dignamente, a vivenciar todo o nosso potencial e a estar presentes no mundo.
Pois sim, queremos estar visíveis.
Pois sim, sabemos quem somos.