Conversa com Lab Não Mono – “Sustentabilidade afetiva e emocional – descontruindo a monogamia”
![](https://ilga.proalojamento.com/files/uploads/2025/02/conversa-lab-nao-mono.jpg)
Conversa com Lab Não Mono – “Sustentabilidade afetiva e emocional – descontruindo a monogamia”
Como podemos construir relações mais equitativas e saudáveis?
Esta conversa propõe uma reflexão sobre a sustentabilidade afetiva e emocional para além da monogamia, explorando a descentralização dos afetos, a importância do apoio comunitário e o fortalecimento da autonomia individual. Vamos discutir formas de cultivar conexões mais saudáveis, baseadas na comunicação, na responsabilidade emocional e no respeito pelas diferentes necessidades e ritmos de cada pessoa.
O que é o Lab Não Mono?
O projeto Lab Não Mono é um laboratório de criação e colaboração conjuntas centrado na Não Monogamia (NM). Tem o propósito de fortalecer a comunidade não-mono e pessoas aliadas e promover um entendimento mais amplo sobre a NM, que não apenas da perspetiva limitada da não exclusividade.
É um espaço facilitador de reflexão, desconstrução e ressignificação de conceitos, narrativas e práticas que se transmitem compulsoriamente em sociedade, (pré)determinando e (des)orientando a forma como nos relacionamos connosco, com outres e com o coletivo.
Essas referências enraizadas e naturalizadas comprometem significativamente a nossa autonomia, qualidade relacional e a comunidade como um Todo.
Assim, o Lab Não Mono é uma oportunidade para conhecer/considerar e pôr em prática outras referências e possibilidades para as necessidades e desafios que emergem do Sistema que, inevitavelmente, atravessa a não-monogamia.
As fundadoras deste projeto são: Ema Fontes, psicóloga educacional e psicoterapeuta com principal foco na não-monogamia e diversidade LGBTQIA+, criadora da página @dinamicas_naomono; Ana Vaz, educadora em dinâmicas relacionais e sexualidades não normativas, facilitadora de grupos de apoio e promotora de eventos inclusivos @anavaz.inspire.
Detalhes
- Quando: sexta, 14 de fevereiro
- Hora: 19h00
- Onde: Centro LGBTI+
- Entrada: livre e gratuita
- Ruído esperado: baixo
- Interação esperada: baixa
- Ocupação esperada: média